A Brigada Comunitária da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, o Corpo de Bombeiros de MS e o Prevfogo/Ibama agiram para impedir que um foco de fogo se tornasse um grande incêndio que, com certeza devoraria grande parte dos 6 mil hectares da Unidade de Conservação.
Vergínia Paz, presidente da Associação de Mulheres e chefe da brigada da APA Baía Negra, realiza desde julho o monitoramento constante na região para a prevenção de incêndios florestais.
Na última sexta-feira, ela detectou focos de fogo em dois locais na beira da estrada que leva à região e rapidamente acionou o Corpo de Bombeiros e o Prevfogo/Ibama, que prontamente atenderam a solicitação e ajudaram a evitar que as chamas consumissem a região.
Prevenção a incêndios na APA Baía Negra
Em outra ocasião, Vergínia constatou situações que poderiam ocasionar queimadas, como pessoas fazendo churrasco com fogo de chão preparado ao pé de uma árvore com vegetação seca e velas acesas deixadas dentro da mata durante rituais religiosos. Na primeira situação, os visitantes foram orientados e, na segunda, foi realizada uma reunião com o presidente da AMOAFRO e representante dos povos de terreiro de Ladário (MS).
Além do monitoramento, a brigada da APA Baía Negra, a Fundação de Meio Ambiente de Ladário, Polícia Militar Ambiental e Prevfogo/Ibama realizam blitze educativas para conscientizar os moradores e visitantes sobre os cuidados para evitar incêndios florestais durante o período crítico.
A construção de cerca de 3 quilômetros de aceiros pela Brigada comunitária em parceria com a brigada do Prevfogo/Ibama próximos às residências dos moradores da APA é outra atividade importante na prevenção.