/

Pesquisadores alertam sobre impactos ambientais de hidrelétricas no Pantanal em revista científica do ICMBio

1 min de leitura
Foot: Getty imagens

Um grupo de instituições publicou recentemente um artigo intitulado “Being cautious about hydropower dams in the Pantanal” na revista científica Biodiversidade Brasileira do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), alertando sobre a necessidade de avaliar os impactos ambientais cumulativos das barragens no Pantanal.

O artigo reforça a importância de equilibrar as necessidades socioeconômicas e ecológicas para manter a integridade da planície de inundação do Pantanal. “Nós solicitamos que as comunidades políticas levem a sério o planejamento estratégico de toda a bacia para reduzir os custos ambientais”, diz trecho.

A instalação de represas ao longo de toda a bacia do rio Paraguai é uma das principais ameaças ao Pantanal. Ao longo dos anos, a Ecoa vem acompanhando os processos de licenciamento ambiental referentes às barragens na região bem como discussões e mobilizações em torno do tema.

Leia mais em: Setenta e duas barragens contra o Pantanal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.