/

Proibição da pesca no MT inicia-se em outubro

4 minutos de leitura

 

 

Titulo original  por G1 Mato GrossoPiracema nos rios de MT deve iniciar em Outubro e terminar em Janeiro.

– O titulo original foi alterado pois o que inicia-se é a proibição da atividade de pesca e não propriamente a piracema, um fenômeno natural que indica a migração de várias espécies de peixe para a reprodução nas cabeceiras dos rios.

 

As datas de início e fim da piracema, na qual fica proibida a pesca nos rios de Mato Grosso, foram alteradas. Neste ano, o período de defeso deverá iniciar no dia 1º de outubro e terminar no dia 31 de janeiro de 2017. A alteração foi feita pelo Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), atendendo a uma notificação do Ministério Público do Estado, com base em estudos sobre o comportamento reprodutivo dos peixes. A mudança foi divulgada nesta quinta-feira (7) pela Secretaria de Meio Ambiente do estado.
Os estudos, realizados nos últimos cinco meses e apresentados na terça-feira (6) durante reunião do Cepesca, apontam que 75% dos peixes dos rios de Mato Grosso iniciam a fase de ovulação em outubro. E, em média, 40% terminam esse período em janeiro. Nos anos anteriores, era considerado o auge do período de reprodução os meses de novembro a fevereiro.

O levantamento foi idealizado para atender a notificação do MPE de 12 de janeiro de 2015, que pedia o aumento do período da piracema de quatro para seis meses – de outubro a março.
Conforme o Conselho de Pesca, estudos anteriores mostram que outubro é o mês em que os peixes começam a reprodução, mas que para decidir o fim do período de defeso foi preciso fazer mais levantamentos. O novo monitoramento iniciou em janeiro deste ano nos rios que compõem as três bacias hidrográficas do estado – Paraguai, Amazônica e Araguaia-Tocantins.

O projeto de pesquisa tem duração de dois anos e deve continuar nas bacias do Estado com a proposta de atualizar as informações comportamentais dos peixes. A execução do projeto de monitoramento tem apoio de 18 entidades, entre elas, as secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico do estado, e as universidades Federal e Estadual de Mato Grosso.

Dados por bacia
Na bacia Paraguai, a pesquisa mostrou que 61% dos peixes iniciaram o período de reprodução em outubro e, em novembro, 73% estavam em período de reprodução. A partir daquele mês, o número foi diminuindo: 61% em dezembro, 40% em janeiro, 10% em fevereiro, 3% em março e 2% em abril.
Na bacia Araguaia-Tocantins, o volume de peixes em reprodução em outubro foi de 91%, caindo para 87% em novembro, 82% em dezembro, 28% em janeiro, 7% em fevereiro, 5% em março e 1% em abril.
A pesquisa apontou também que, na bacia Amazônica, 77% dos peixes iniciavam a ovulação em outubro. Em novembro e dezembro os números aumentaram para 81% e 83% respectivamente. Em janeiro o número era de 51%, em fevereiro, de 39%, em março o índice era de 55% e, em abril, de 4%.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog