/

Plante flores. Ganhe abelhas e outros bichos – o planeta precisa. Conecte-se.

2 minutos de leitura
Estação para polinizadores.

O desaparecimento das abelhas e outros “operários da produção” agrícola, através da polinização, insere-se em um dos mais graves desastres globais – se não o maior – em pleno desenvolvimento. Sua magnitude trágica pode ser medida no impacto direto na quantidade e na qualidade dos alimentos em um mundo já desarranjado quando se trata de comida na mesa.

Causas comprovadas? A tecnologia da química e seus pesticidas e o desmatamento. Outras estão em estudos.

Mas, o que podemos fazer individual e coletivamente, já, agora?

Como nas cidades não acontece o uso intensivo de pesticidas identificados como causadores do desaparecimento dos polinizadores podemos ajudar a ‘cultiva-los’ plantando flores e criando facilidades, além de, claro, não usar os pesticidas.

Exemplos no mundo:

Estação para polinizadores.
Estação para polinizadores.
2.-Photo-Matt-Bryce_Apiari-Construction-by-ByBi-architect-Facundo-Arboit
Uma colmeia no décimo segundo andar de um moderno prédio de Oslo – foto The Guardian.

Untitled2

Oslo, na Noruega, radicalizou: criou a primeira “autoestrada para abelhas” para proteger os polinizadores.

Os hotéis:

Untitledq

 

Os pesquisadores Daphne Myers e Scott Campbell de Lawrence, Kansas, desenvolveram um modelo de hotel para as chamadas “abelhas solitárias”. Elas não formam colmeias como as abelhas e vespas mais conhecidas. Não têm rainha nem operárias – apenas uma única abelha e suas larvas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.