/

Polinização em pauta – Ambiente é o Meio

1 min de leitura
Foto: Marcos Wolf

Via Jornal USP
Por Paulo Henrique Moreno

As pesquisas do grupo da professora Vera Lucia apontam a necessidade e a importância desses insetos para a reprodução das plantas para manter a biodiversidade e a qualidade da semente dos alimentos de produção agrícola, como do café e da soja, por exemplo.

Segundo a professora, a principal causa para a diminuição do número de insetos polinizadores no planeta é as mudanças climáticas, mas também as mudanças no uso da terra, o manejo agrícola intensivo, cultivo geneticamente modificados, espécies invasoras.

Vera Lucia ainda aponta a importância do serviço desse ecossistema para a agricultura. Para a professora com esses agentes a produção agrícola pode aumentar em 25 sacas por hectare. Ela ainda fala da importância de plantar também nas cidades para que os polinizadores sobrevivam.

Sobre a melhora na produção de alimentos, a professor lembra que os insetos são responsáveis pela melhoria das sementes. “É preciso dar uma importância maior para isso, como é dado em países da Europa, pois assim tudo será produzido com uma qualidade melhor”.

Ouça na íntegra a entrevista com a professora Vera Lucia, da USP:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?