O BNDES é o terceiro maior banco de desenvolvimento do mundo em ativos e suas estratégias, programas e políticas têm grande impacto socioambiental e econômico no Brasil e também no exterior. É preciso um debate público sobre as consequências socioambientais destes financiamentos e sobre como o banco lida com elas. Essa é a proposta do livro “Política Socioambiental do BNDES: Presente e Futuro”.
O livro supre duas lacunas existentes no debate público atual sobre o BNDES: a necessidade de produção de conhecimento técnico sobre a relação entre os impactos socioambientais e violações de direitos humanos e os financiamentos do banco, e a necessidade de se mapear as conexões entre fenômenos mais amplos que concorrem para que o financiamento do banco seja canalizado para projetos geradores de grande passivo socioambiental e insustentáveis.
Organizado por Alessandra Cardoso, Caio de Souza Borges e Maria Helena Rodriguez, o livro reúne artigos de pesquisadores de diversas organizações, Inesc, International Rivers, Ibase, Instituto Socioambiental, Ecoa, Conectas, DAR – Direito, Ambiente e Recursos Naturais. A publicação tem o apoio da Fundação Mott.