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Hidrovia Paraná Paraguai se mostra inviável economicamente no trecho brasileiro, mais especificamente no Pantanal

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Na seca dos últimos anos, em alguns trechos do rio Paraguai era possível atravessar a pé Imagem: Alíria Aristides/acervo Ecoa

Por falta de água Hidrovia Paraná Paraguai se mostra inviável no trecho brasileiro, mais especificamente no Pantanal.
– Nos últimos 5 anos em 75% do tempo não se teve condições de navegação. O rio Paraguai é rio que drena o Pantanal. Seu nível atual não permite o carregamento total das barcaças com minério de ferro de Corumbá (MS). Em situações de normalidade cada barcaça é carregada com 3 mil toneladas, formando comboios com 16 a 20 barcaças que seguem para a Argentina. Atualmente cada barcaça poderia ser carregada com 1 mil toneladas, o que não é economicamente viável.
O site Midiamax publicou declaração do gerente do terminal portuário Odfjell em Ladário (MS), Eliseu Carreiro, de que o atual cenário do rio Paraguai é o pior de todos os tempos. O terminal está exporta em 2024 apenas 10% do volume de 2023.
Levantamento feito pela Ecoa mostra que dos últimos 5 anos o rio ficou sem condições de navegação por 31 meses. Tal calculo toma por base a régua medidora do nível em Ladário (MS). Para se ter condições de navegação normais ela deve mostrar pelo menos 1,4 metros, medida observada no último dia 3 de maio. O nível máximo de 2024 foi 1,47 nos dias 5 e 6 de maio e durante o ano o rio esteve abaixo de 1,40 em 117 dias, ou seja mais de 75% do tempo sem condições de navegação.

Saiba mais: Motivos para não se construir uma hidrovia no Pantanal

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