/

Portaria ministerial proíbe plantio de cana no Pantanal

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 25/11/09

O Zoneamento Agricola de Risco Climático do Ministério da Agricultura para o cultivo da cana em Mato Grosso do Sul foi publicado no Diário Oficial da União no dia 24 de novembro, proibindo a plantação de cana-de-açúcar e instalação de usinas de álcool dentro da Bacia do Alto Paraguai (BAP).

[saiba_mais] A portaria ministerial relaciona os municípios do Estado indicados para plantio com finalidade artesanal e industrial. O zoneamento, elaborado pelo Departamento de Gestão de Risco Rural, da Secretaria de Políticas Agrícolas, visa diminuir os riscos de perdas em função do clima. Para cada município é indicada a melhor época de plantio, resultando da análise de séries climáticas históricas e das exigências da cultura. Ele também é usado pelos bancos  como orientação de concessão de crédito e contratação de seguro das lavouras.

A portaria 303, de 23 de novembro de 2009, da Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário, estabeleceu que para o plantio de novas áreas destinadas à produção de etanol e açúcar deve-se observar o disposto no zoneamento agroecológico aprovado pelo Decreto 6.961, de 17 de setembro de 2009, cuja listagem não contempla a Amazônia, o Pantanal e a Bacia do Alto Paraguai, terras indígenas, remanescentes florestais, ou áreas de proteção ambiental. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?