/

Pra comemorar: chuvas chegam ao Pantanal e a bacia do rio Paraguai, amenizando a seca e apagando incêndios

1 min de leitura
Print da plataforma Windy indicando locais de chuva no estado de MS.

As chuvas devem continuar na sexta-feira, 11, em grande parte da bacia do Paraguai, com previsão de seguir até a próxima semana. Essa situação trará alívio à poluição do ar em grande parte do Brasil e da Bolívia, reduzindo drasticamente os incêndios.

No dia de hoje, a régua do rio Paraguai em Forte Coimbra registrou -1,86 metros, uma medida que indica condições de navegação, não que o rio está “seco”. Em comparação, em 2020, durante um período de grande seca, a régua marcava -1,24 no mesmo dia, ou seja, o rio tinha 62 centímetros a mais de água, o que é considerado uma quantidade significativa para o Pantanal, dado seu formato de planície.

Forte Coimbra está situado no município de Corumbá, MS, a jusante da cidade, e abriga uma base do Exército Brasileiro, próxima à fronteira com a Bolívia.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.