//

Prefeitura de Corumbá inaugura nova escola na Comunidade Tradicional da Barra do São Lourenço. Veja imagens

2 minutos de leitura
Inauguração da escola. Imagens enviadas por Reinaldo Nogales, responsável pela Base da Ecoa no Porto Amolar.

A nova sede da Escola Municipal Rural Polo São Lourenço foi inaugurada no Aterro do Binega e além da Barra do São Lourenço, também atenderá comunidades vizinhas como Mangueiral, Chané e Porto Amolar.

Atualmente, 31 famílias residem na região. O projeto tomou forma em 2018 com o apoio de diversos parceiros.

A Barra do São Lourenço está localizada a montante de Corumbá (MS), na margem esquerda do rio Paraguai, não muito distante da confluência com o rio São Lourenço, a escola está situada em uma área que marca a divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O acesso é restrito a barco ou avião, sendo que a viagem de barco a partir de Corumbá, a cidade mais próxima, leva mais de 26 horas.

O diretor de programas e projetos da Ecoa, André Siqueira, reforçou a importância das novas instalações. “Realizou-se o sonho de muitos e a necessidade de outros tantos de ter uma escola digna na região”.

Antiga escola

Antiga escola da Barra do São Lourenço.

A escola estava em uma área de risco devido à erosão natural e gradativa da margem do rio, que nos períodos de cheia – e somado as chuvas – é agravada. 

Talita Oliveira

Coordenadora do Núcleo de comunicação da Ecoa e da Paisagem Modelo Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)