/////

Curso de motor de popa faz sucesso entre os moradores

4 minutos de leitura

Os pescadores do Porto da Manga (MS) e região já estão preparados para fazer reparos básicos, trocar e dar manutenção em peças de motores de popa. Eles aprenderam as técnicas e procedimentos durante a segunda etapa do curso de Motor de popa promovido pela Associação dos Moradores do Porto da Manga, no início deste mês.

O técnico da Dismoto Yamaha, Josenaldo Vieira, informou que irão acontecer outras fases do curso, mas a partir de agora os moradores estão melhores preparados na parte de mecânica. “Eles não são mais simplesmente usuários. Sabem fazer a substituição de vela no motor, limpeza, desmontagem e ajuste do carburador, substituir a bomba de combustível, trocar óleo e desmontar a partida”.

Ao participar da ação no Porto da Manga, que contemplou atendimento odontológico e oficinas de ação social, Josenaldo tornou-se um admirador do projeto e já se considera colaborador cativo. “Eu adorei participar. Tinha uma expectativa que foi multiplicada, tanto pelo trabalho que a Ecoa faz por lá, tanto quanto pela presença de outros parceiros engajados na ação. Foi muito gratificante”.

Josenaldo adiantou que o conteúdo das próximas etapas do curso vai ser definido pela comunidade. “Quando acabar a piracema eles vão colocar em prática o que aprenderam e certamente irão surgir dúvidas em situações novas, diferentes. Com base nestas demandas é que vamos elaborar a grade do terceiro curso”.

Nesta edição os ribeirinhos também aprenderam a identificar o tempo do motor. Um motor desregulado gasta mais tempo e combustível. Ao saber fazer o reconhecimento do tempo certo, o motor oferece o rendimento ideal. “Isso eles também aprenderam no curso”, comemora Josenaldo.
Outra informação importante passada aos pescadores foi a identificação do ano certo do motor.

Josenaldo explica que no Porto da Manga os pescadores dificilmente compram motores novos. No momento da troca, fornecem o antigo como parte do pagamento e adquirem um mais novo. “Na verdade nem sempre se consegue um motor mais novo de fato. Por isso fornecemos uma tabela de ano e modelo. Dessa forma eles passam a ter condições de na hora da negociação saber exatamente o ano do motor que está levando e podem barganhar um melhor preço”, reitera Josenaldo.

O curso de motor de popa foi uma conquista da Associação dos Moradores do Porto da Manga, com apoio da Ecoa. A iniciativa contou com recursos do CASA (Centro de Apoio Socioambiental) repassados para os trabalhos e ações junto a Associação do Porto da Manga e com as parcerias da Dismoto Yamaha, Ibama, UFMS (Universidade Federal de MS), Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá e Seap (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca).

Para o presidente da Ecoa, Alessandro Menezes atividades como esta só consagram a importância fundamental das parcerias. “A Ecoa sozinha com seu trabalho ficaria pequena, mas com as parcerias de institutos de pesquisa como Ibama, Embrapa, da prefeitura municipal, governo e da comunidade conseguimos resultantes surpreendentes. O que nos deixa mais felizes é que na gestão de projetos como este no Porto da Manga, quem mais se beneficia é a comunidade que ganha com o desenvolvimento integral da região”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog