//

Previsão de cheias via satélite para o planejamento ambiental do Pantanal

1 min de leitura

PREVISÃO DE CHEIAS VIA SATÉLITE PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL DO PANTANAL: SUBSÍDIOS PARA AS ATIVIDADES HUMANAS NO COMPLEXO As condições hidrológicas da Bacia do Alto Paraguai foram estudadas através de toda a bacia bem como suas seis sub-bacias de acordo com os dados hidrometeorológicos disponíveis. As sub-bacias foram nomeadas de acordo com a estação hidrometeorológica o qual monitora a área de drenagem da sub-bacia incluindo: Cuiabá, Cáceres, São Francisco, Ladário, Porto Esperança e Porto Murtinho.

Dados de Cota mensal, Precipitação e NDVI para o período de 1981 a 1993 foram utilizados para construção do modelo de COTA utilizando a abordagem de regressão linear e o período de 1995 a 2000 foi utilizado para validação do modelo de COTA. As correlações entre COTA e Precipitação (PCP) e entre COTA e NDVI foram feitos com o objetivo de selecionar as variáveis dependentes satisfatórias para a construção do modelo.

Faça o download da publicação completa: Previsão de cheias via satélite para o planejamento ambiental do Pantanal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.