As barragens e seus impactos para o Pantanal foi o tema tratado pela Ecoa no Seminário Virtual “Esquemas de Proteção de Rios”, promovido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O evento aconteceu no dia 07 deste mês e contou com a participação de diversos pesquisadores e analistas de conservação. As apresentações foram marcadas pela troca de experiências sobre planejamento e implementação de medidas para a conservação efetiva de rios e outros ecossistemas de água doce.
Paula Isla Martins, bióloga, analista ambiental na Ecoa e doutoranda em Ecologia e Conservação, apresentou o seminário ‘Infraestrutura Hidráulica e seus impactos na biodiversidade transfronteiriça do Pantanal’.
Ao longo da apresentação, a bióloga compartilhou exemplos da atuação da Ecoa no que tange à represas no Pantanal, como o desenvolvimento do Mapa interativo sobre represas na bacia do Alto Paraguai e a campanha contra represas no rio Cuiabá.
Segundo Paula, esta foi uma oportunidade para dar “visibilidade a graves problemas do Pantanal que ainda são pouco discutidos”. A bióloga também reforça a importância de fortalecer o protagonismo da Ecoa, das comunidades e do próprio Pantanal no cenário internacional.
“Poder trocar experiências, compartilhar casos exitosos, como foi a campanha do rio Cuiabá, para que sejam replicados em outros lugares é crucial para alavancarmos as ações de Conservação no planeta, além de aprendermos cada vez mais e conhecermos outras realidades”.
Confira a presença da Ecoa no evento:
Para acessar a live completa, clique aqui.