//

ECOA entrega carta técnica sobre o CAR Pantanal à Frente Parlamentar Ambientalista em evento sobre a COP 21

2 minutos de leitura

No último dia 11 a ECOA esteve presente ao debate “Conversando sobre florestas, resíduos e água no Estado do Mato Grosso do Sul, no contexto das mudanças climáticas – Rumo a COP 21″ na assembleia Legislativa de Campo Grande (MS) onde aproveitou o encontro para entregar um importante documento que aponta algumas das incongruências do decreto nº 14.273, de 8 de outubro de 2015, sobre o Cadastro Ambiental Rural no Pantanal frente ao Código Florestal Brasileiro.

O biólogo e diretor-presidente da ECOA, André Siqueira, explica que de acordo com o novo Código Florestal o Pantanal é classificada como área de uso restrita. No entanto como cada estado deve promover suas legislações de acordo com a realidade e especificidades de seus biomas, as adequações de MS em relação ao Pantanal trouxeram um ‘afrouxamento’ sobre o uso e ocupação de APPs e reservas legais, e não leva em consideração as peculiaridades frágeis e complexas que as 11 sub-regiões do Pantanal apresentam.

“É extremamente complicado porque generaliza o uso das áreas de preservação permanente (APPs), não cita sequer como as baías, lagoas perenes ou intermitentes do pantanal, seriam tratadas e isso confronta o código florestal porque há métricas para definição de faixas marginais na proteção deste tipo de ambiente. Fora isso, o documento ainda não absorve as recomendações técnicas feitas pela Embrapa que traz apontamentos importantes no equilíbrio entre produção econômica e a manutenção da biodiversidade.

O documento foi recebido pela Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, Frente Parlamentar Ambientalista de Mato Grosso do Sul e a Frente Parlamentar Ambientalista de Vereadores, para que seja analisado e as esferas políticas avaliem o encaminhamento de um pedido de inconstitucionalidade do decreto ao Ministério Público Estadual (MPE).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Ecologia do baru

Publicado originalmente dia 05/07/2022. Árvore do Cerrado, o baru participa de diversas interações ecológicas. A espécie frutifica