Rio Cuiabá: expedição investiga condições das populações ribeirinhas da região

4 minutos de leitura
Expedição Fluvial (Foto: Página 1)

Por Robson Fraga, Página 1 MT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), deu início nesta segunda-feira (16), a uma expedição pelo rio Cuiabá. O objetivo é levantar as condições socioeconômicas e ambientais deste patrimônio natural mato-grossense e da população ribeirinha.

Aprovada pela Assembleia Legislativa, a expedição vai percorrer pelo menos 600 km e conta com o apoio da Marinha do Brasil, Sema, UFMT, prefeituras e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá. Quatro barcos começaram a expedição que vai contar com lanchas da Marinha.

“Abraçamos de maneira definitiva a defesa do Rio Cuiabá e do Pantanal mato-grossense. O primeiro passo foi a criação da lei nº 11.865, já em vigor, que proíbe a construção de usinas hidrelétricas (UHE), pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e barragens em toda a extensão do Rio Cuiabá. Agora, vamos levantar a real situação socioambiental e econômica do rio, levando em consideração todos os aspectos ambientais e sociais da população ribeirinha”.

Leia também: Rio Cuiabá livre de represas: Vitória histórica para o Pantanal!

A expedição partiu nesta segunda (16), às 8h30, da barragem do Rio Manso, vai passar pelos municípios de Rosário Oeste, Acorizal, Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e termina no sábado (20), no encontro do Rio Cuiabá com o Rio São Lourenço, às 17h.

Wilson Santos informou que os resultados do estudo serão apresentados à sociedade e aos Poderes constituídos através de um relatório que também vai trazer apontamentos da Marinha do Brasil, que tem estudo amplo sobre o rio a partir da capital, do Comitê da Bacia do rio Cuiabá e de todos os envolvidos.

“Será um grande trabalho que também dará origem à uma Fundação para pesquisa e ações de preservação do rio Cuiabá”, informou Wilson Santos.

Leia também: Barrageiros insistem em destruir o rio Cuiabá e o Pantanal

Rio Cuiabá

O rio Cuiabá banha os municípios de Jangada, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Nobres, Alto Paraguai, Diamantino, Planalto da Serra, Nova Brasilândia e Campo Verde. Está na Área de Proteção Ambiental (APA) denominada APA Estadual das Cabeceiras do Rio Cuiabá, situada nos municípios de Rosário Oeste e Nobres. A APA trabalha na proteção de animais silvestres, amostras de ecossistemas remanescentes de cerrado e da floresta estacional semidecidual, além dos recursos hídricos, em particular do sistema hidrográfico dos Rios Alto Cuiabá, Teles Pires e Juruena.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog