//

Satélite identifica fazenda que espalhou fogo no Pantanal

1 min de leitura
Imagem: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

O Núcleo de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Nugeo) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) identificou a origem de um dos grandes incêndios que atingiram o Pantanal em novembro deste ano. 

Segundo o MPMS, o fogo surgiu em uma propriedade rural, a fazenda Santa Edwiges, e consumiu 65,6 mil hectares de vegetação nativa e cerca de 69 imóveis na região da Nhecolândia, localizada no município de Corumbá (MS), com uma parte em Rio Verde de Mato Grosso (MS), entre os rios Negro e Taquari. 

Na vistoria, a Polícia Militar Ambiental concluiu que o local estava abandonado e aplicou uma multa administrativa no valor de R$ 19 milhões, que será encaminhada para o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, onde a proprietária deverá apresentar sua defesa. Além disso, a Promotoria de Corumbá poderá aplicar uma multa civil caso o inquérito identifique crime ambiental por negligência.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)