/

STF determina desapropriação de áreas destruídas por queimadas e desmatamento ilegal

1 min de leitura
Foto: Agência Brasil.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, determinou que a União desaproprie imóveis em que haja comprovação de responsabilidade em incêndios criminosos e desmatamento ilegal.

A decisão é em resposta a uma ação que segue tramitando desde 2020 e pede a intervenção do STF contra incêndios. Além disso, ficou determinado que a União e os estados que compões a Amazônia Legal e o Pantanal adotem instrumentos legais para impedir a regularização fundiária de áreas onde práticas ilegais já foram comprovadas, como queimadas intencionais e desmatamento irregular.

“Não é razoável que, ano após ano, bilhões de reais de dinheiro público sejam gastos combatendo incêndios dolosos e desmatamentos claramente ilegais”, escreveu Dino na decisão. “Com este ciclo perpétuo, pune-se duplamente a sociedade: pelos danos ambientais e pelo dispêndio evitável de recursos públicos”, disse o ministro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)