//

Temperaturas extremas contribuíram para quase um milhão de mortes na América Latina entre 2002 e 2015

2 minutos de leitura

Via ClimaInfo

Um estudo internacional, que contou com a participação de pesquisadores brasileiros, concluiu que a intensificação de temperaturas extremas de calor e frio na América Latina está diretamente relacionada com cerca de 900 mil óbitos entre 2002 e 2015. O número representa 6% do total de mortes analisadas nesse período, o que já evidencia o impacto da mudança do clima nas condições de vida de muitas das maiores cidades latino-americanas.

Entre as conclusões do estudo, estão a de que temperaturas extremas têm um impacto particularmente grande nas mortes relacionadas com doenças cardiovasculares e respiratórias, especialmente entre os adultos mais velhos.

Outra conclusão é a de que o aumento de um grau na temperatura implica em um aumento de 5,7% nas mortes. Além disso, mais de 10% das mortes por infecções respiratórias podem ser atribuídas ao frio extremo.

“É um pedacinho de evidência das consequências causadas pelas mudanças climáticas. Elas não vão acontecer; elas já estão acontecendo”, afirmou ao g1 Waleska Teixeira Caiaffa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que participou do estudo. “O que observamos é que as temperaturas extremas são cada vez mais frequentes nestas cidades. O nosso organismo não está adaptado para isso”.

Desenvolvida no âmbito da iniciativa Salud Urbana en América Latina (Salurbal), o estudo analisou dados de óbitos de 326 cidades da região em nove países, sendo 152 apenas no Brasil. Os resultados mostraram que o calor e o frio extremos impactam na ocorrência de mortes, especialmente em áreas deficientes em serviços de saúde pública.

A pesquisa foi publicada na revista Nature Medicine.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog