/

Onda de calor sem precedentes no sul dos Estados Unidos desperta alerta

3 minutos de leitura
ondas de calor atingem sul dos estados unidos
Autoridades recomendam cuidados com hidratação. Foto de Ketut Subiyanto/Pexels

Onda de calor sem precedentes atinge sul dos Estados Unidos da América. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu um alerta na última segunda-feira (10/07) de temperaturas recordes na região sul do país. As altas temperaturas decorrem de uma cúpula de calor, um fenômeno meteorológico que impede a circulação de ar e entrada de frentes frias. O fenômeno atinge todo o sul do Estados Unidos e parte do México.

Leia também: Migração climática – eventos extremos forçaram 2 milhões a migrar nas Américas em 2022

Toda a região sul da Flórida está sob alerta de temperaturas extremas. A sensação térmica atingiu os 42ºC. A prefeitura de Miami, cidade da Flórida, declarou que as condições são preocupantes para os 100.000 trabalhadores da cidade.

O informe do Serviço Nacional de Meteorologia ainda declara que a situação será crítica no estado do Arizona, sobretudo na cidade de Phoenix. A cidade, lar de 1,6 milhão de pessoas, pode ultrapassar os 50ºC, o que nunca antes tinha sido visto.

As autoridades reforçam cuidados como hidratação e pedem que os ambientes sejam refrigerados sempre que possível. A suspensão de atividades ao ar livre foi recomendada e os cuidados devem ser redobrados com idosos, crianças e animais de estimação, pois são os mais vulneráveis aos efeitos das temperaturas extremas.

Para entender melhor a onda de calor nos EUA, leia também: La Niña e El Niño – o que é, causas e efeitos

Condições como efeito estufa e a chegada do El Niño contribuem para o aumento das temperaturas no planeta. Segundo o Centro Nacional de Previsão Ambiental dos Estado Unidos a temperatura média global atingiu os 17,23ºC na última quinta-feira (06/07), o que é um novo recorde.

A situação pede pela atenção de todos. No Pantanal é necessário permanecer em alerta!

Leia também: Pantanal, eventos extremos e as conexões com as Mudanças Climáticas

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog