//

Vereadores de Cuiabá presenteiam população com proteção do rio Cuiabá e de todo o Pantanal

3 minutos de leitura

Hoje (22/12), a Câmara dos Vereadores de Cuiabá (MT) promoveu um dia histórico para a conservação do Pantanal: foi aprovado o Projeto de Lei (PL) que proíbe a implantação de represas no rio Cuiabá, rio que dá nome à capital do estado de Mato Grosso e que tem grande influência para a fauna de peixes do Pantanal. O projeto, de autoria do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), já tinha sido aprovado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara essa semana e é uma inovação para a conservação do Pantanal, que sofre com a iminência de ter cerca de 180 represas em sua bacia hidrográfica.

Outro diferencial da campanha para aprovação do PL foi a união de esforços. O vereador Eduardo Magalhães conseguiu unir diferentes partidos políticos em prol da conservação do Pantanal. Além disso, esteve sempre aberto para discussões com a sociedade civil e os passos do processo de aprovação do PL foram dados em conjunto, sempre dialogados e baseados em dados e pesquisas científicas. A Ecoa foi uma das articuladoras desta construção e trouxe junto diversas organizações e redes como a Rede Pantanal e a Coalizão para proteção de rios do Brasil, bem como instituições de pesquisa e ensino como a UFMT e a Embrapa.

A proteção do rio Cuiabá também tem apoio do setor privado, à exemplo da Associação do Segmento da Pesca do Estado de Mato Grosso (ASP-MT), representado por sua presidente Nilma Silva e de deputados estaduais como o deputado Wilson Santos, que protocolou um PL estadual para a proteção de todo o Mato Grosso contra represas, atualmente em curso, que esperamos que tenha o mesmo sucesso do PL do vereador Eduardo Magalhães.

Essa é uma vitória importante, mas ainda temos um grande passo para torna-la definitiva.  A próxima etapa é passar pelo veto ou não do Prefeito Emanuel Pinheiro. Caso não seja vetado, o PL vira Lei e protegerá as águas cuiabanas. Se for vetado, volta para a Câmara, que poderá derrubar o veto do Prefeito. Esperamos que o Prefeito pense em seu povo e nos recursos de seu município e aprove este PL que é inovador e torna Cuiabá protagonista na defesa de seus recursos naturais e conservação do Pantanal. Parabenizamos e agradecemos o vereador Eduardo Magalhães e sua equipe pelo excelente projeto e desejamos que a aprovação desta Lei seja a mais breve possível! 

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.