Você já ouviu falar do arroz-nativo-do-Pantanal? Ele também é conhecido como arroz selvagem ou arroz-do-campo. São duas as espécies identificadas: Oryza latifolia Desv. e Oryza glumaepatula Steud.
Sua ocorrência se dá em algumas áreas inundáveis e com vários hectares de extensão. Os arrozais têm produção de acordo com o nível das águas – geralmente quando estas lançam o nível máximo nas regiões onde ele é encontrado.
Nas fotos enviadas por Leonora Aires, moradora e liderança da comunidade da Barra de São Lourenço, estão arrozais encontrados na região da Serra do Amolar.

Por sua forma de cultivo, que exige preservação dessas áreas alagadas, é considerado um importante aliado na conservação do Pantanal. É alimento chave também para o desenvolvimento das comunidades envolvidas na sua produção.
Sua comercialização ainda é limitada a poucas iniciativas. Apesar do seu potencial gastronômico ainda ser pouco explorado, é considerada uma das variedades com maior teor de vitaminas e proteínas, além de possuir um sabor único.
