/

XX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico lançada hoje em Mato Grosso do Sul

5 minutos de leitura

Lançada  em Mato Grosso do Sul, a  XX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico.  A campanha, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)  tem como tema este ano, “Produto Orgânico: Justo e Sustentável”.  Nesta edição, celebrando duas décadas de existência, a iniciativa  visa destacar  o papel da produção orgânica e da base agroecológica no enfrentamento dos desafios da atualidade, como o combate à fome, a mitigação das emergências climáticas e a ampliação da oferta de alimentos que promovam a saúde da população. 

Para o lançamento da campanha ocorre hoje (07), no Auditório CPBio, do Instituto de Biociências (Inbio), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Encontro Desafios e Oportunidades no Mato Grosso do Sul sobre o Plano Estadual de Produção Agroecológica, Orgânicos e Extrativismo Sustentável. O evento conta com e representantes do Mapa; Ministério de Desenvolvimento Agrário de Agricultura Familiar; Governo Estadual; Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação; Prefeitura de Campo Grande; entre outras instituições. A diretora-presidente da Ecoa, Nathália Eberhardt, que atua nas agendas de Meio Ambiente e Gênero, DICOM (Desenvolvimento Integral de Comunidades da organização, está participando.

O evento é importante porque possibilita  que as organizações da sociedade civil e pequenos produtores e produtoras tenham um momento de diálogo direto com organizações governamentais, federais e estaduais, que são responsáveis por acompanhar os processos de certificação orgânica e  a produção agroecológica no estado. Esses são temas que precisam ser amadurecidas enquanto política pública visto que existem muitas exigências burocráticas por parte do poder público para que se regularize a certificação orgânica.  É importante que esses espaços de diálogos aconteçam pra gente buscar estratégias, trocar experiências e traçar estratégias para adesão e a divulgação desses produtos orgânicos”, afirma Nathália Eberhardt.

A diretora-presidenta da Ecoa Nathália Eberhadt Ziolkowski

No período da tarde acontecerá uma oficina sobre Legislação de Orgânicos, às 13 horas no Auditório CPBio (UFMS)

Baru, produto da sociodiversidade, exposto no evento. Imagem: Nathália Eberhardt

Cartilha “Não mexa na minha merenda! Retrato da alimentação escolar em Corumbá/MS”

Ainda no Encontro Desafios e Oportunidades no Mato Grosso do Sul sobre o Plano Estadual de Produção Agroecológica, Orgânicos e Extrativismo Sustentável, o professor e pesquisador da UFMS, Anderson Luis do Espírito Santo, apresentou a  cartilha “Não mexa na minha merenda! Retrato da alimentação escolar em Corumbá/MS”, que tem como objetivo verificar a percepção das crianças sobre a alimentação escolar. Conforme o material foram identificadas e analisadas a percepção dos estudantes de escola municipais, estaduais e federal de Corumbá-MS sobre a alimentação escolar. Para baixar a cartilha, clique aqui:  736368874-Avaliacao-da-Alimentacao-Escolar cartilha

Orgânicos

O produto orgânico, seja in natura ou processado, é aquele obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local, de acordo com a legislação brasileira.

Os produtos orgânicos devem ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). São dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares integrantes de organizações de controle social (OCs) cadastradas no Mapa, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.

Atualmente, o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos conta com 25.435 produtores em todo o país.

Com informações Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

Luciana Scanoni

Antropóloga e coordenadora do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog