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20a. Carta de Infraestrutura: a Ferrogrão e sua insustentabilidade

1 min de leitura

A Inter.B Consultoria Internacional de Negócios, escreveu e publicou a 20ª Carta de Infraestrutura, cujo foco é um dos maiores projetos greenfield do setor ferroviário no país, a Ferrogrão, analisada, neste momento, pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo eles, há problemas de três ordens distintas em relação a esse projeto:

– Primeiramente, “é um projeto que não se sustenta financeiramente”. O governo se propõe a absorver os riscos do negócio.

– Segundo, “o projeto tem um impacto muito relevante sobre o bioma amazônico”. Seriam 933 Km (mais 2 ramais) de uma ferrovia em um bioma sensível, 72 Km dos quais atravessando o Parque Nacional de Jamanxim.

– Terceiro, é importante para o país ampliar investimentos em infraestrutura, mas esses projetos precisam ser sustentáveis e com retorno social. A Ferrogrão não é um desses projetos, “há formas mais produtivas e eficientes de alocar os recursos escassos do país; estas devem guiar os esforços do poder público.”.

Leia aqui a 20ª Carta de Infraestrutura, escrita pela Inter. B Consultoria Internacional de Negócios.

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