Por Nathalia Eberhardt Ziolkowski, diretora-presidenta da Ecoa
Neste mês, o IDB Working Group, grupo que reúne organizações da sociedade civil na América Latina que acompanham e monitoram os investimentos para o desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reuniu-se com o Chefe da Unidade de Salvaguardas do banco, Serge Troch, para tratar do Protocolo de Reclamações e desafios. As políticas de Salvaguarda socioambientais do BID visam evitar e mitigar impactos negativos nos projetos que financia.
Atualmente, o BID possui 30 casos ativos de denuncias de impactos desses projetos para povos e territórios na América Latina e os desafios de resolução variam conforme os países. Serge destacou que o Brasil é o país com mais complexidade nos projetos e seus impactos.
O encontro refletiu essas complexidades e os desafios enfrentados, mas também destacou o progresso nas iniciativas de acompanhamento e melhoria de processos dentro das operações.
Este ano, o BID lançou publicações para difundir informações e apoiar a implementação de suas políticas ambientais e sociais. Acesse os documentos em espanhol aqui:
Participação dos interessados no licenciamento e fiscalização ambiental