////

Projeto ECCOS: Diretor da Ecoa inicia levantamento de dados e informações na APA Baía Negra

3 minutos de leitura

O diretor presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, reuniu-se nesta segunda-feira, 4, com representantes da Associação de Moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, no município de Ladário/MS, dando início a levantamentos de dados e informações que farão parte de um pacote de ações propostas a comunidade, para o fortalecimento do Plano de Manejo da APA.

Entre as proposições, o fortalecimento das cadeias produtivas, a organização social e a participação em espaços de diálogo, promovendo incidência no processo de tomada de decisões, são parte da iniciativa transfronteiriça ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis).

A APA Baía Negra surgiu em 2010 e é a primeira Unidade de Conservação de uso sustentável no Pantanal, da qual a Ecoa fez parte do primeiro conselho gestor, colaborando para consolidação da mesma. Também vem contribuindo diretamente para aplicação do Plano de Manejo e, a partir deste ano, pelo projeto ECCOS, conseguirá fortalecer seus mecanismos de gestão, alinhado a promoção das atividades produtivas das famílias residentes.

ECCOS é resultado de um consórcio de instituições liderado pela Fundação para a Conservação do Bosque Chiquitano (FCBC), da Bolívia, do qual também fazem parte: a Fundação Amigos da Natureza (FAN), a Associação para a Conservação da Biodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável (SAVIA), Governo Autônomo Departamental de Santa Cruz, da Bolívia, e Bosques del Mundo-Florestas Mundiais (BdM), da Dinamarca.

Semana de Meio Ambiente

Na mesma data, 4 de junho, ocorreu a 10ª Semana de Meio Ambiente de Ladário e a abertura do evento foi realizada com a apresentação do Diretor Presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, sobre o tema “Unidades de Conservação e Comunidades Tradicionais”. Foram destacadas a importância da APA para o município, esta que é um marco no Pantanal, e que estruturas como essa sejam pensadas para que se alinhe a conservação ambiental com o bem estar das populações locais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)