///

Encontro para Plano de prevenção e combate a incêndios no Pantanal

6 minutos de leitura
combate a incêndios no Pantanal
Foto: Thainan Bornato
  • Oficinas realizadas nas regiões Norte e Sul do Pantanal promovem integração entre instituições que trabalham com a temática do fogo;
  • As oficinas são parte do Plano Operativo para combate e prevenção a incêndios no Pantanal, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Prevfogo/Ibama;
  • Prevenção, Preparação e Combate são os eixos do Plano, que integra uma série de ações práticas para lidar com incêndios;
  • Ecoa teve papel de destaque na elaboração da iniciativa, ao reforçar para Ministério do Meio Ambiente a necessidade de um plano sistematizado para evitar novos incêndios no Pantanal;
  • Brigadas de prevenção e combate a incêndios possuem papel central no Plano;
  • A Ecoa possui um longo histórico de atuação com brigadas, estando diretamente envolvida na formação de 25 brigadas voluntárias no Pantanal e Cerrado, formadas por 175 brigadistas.

Os desdobramentos práticos do Plano Operativo de Prevenção e Combate a incêndios no Pantanal, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em abril deste ano, estão em execução. Uma etapa fundamental foi a realização de oficinas que aconteceram entre os dias 27 e 28 de junho, em Poconé (MT), e 1 e 2 de julho, em Ladário (MS).  

O intuito das oficinas foi integrar organizações e instituições que atuam na temática do fogo no Pantanal. Para isso, deve ser aplicado o ‘Sistema de Comando de Incidência’, metodologia que padroniza método de resposta a incêndios e é utilizada pelo Sistema Florestal Americano, referência no combate ao fogo.  

A Ecoa promoveu e organização da oficina realizada na Área de Proteção Baía Negra, em Ladário (MS), enquanto a oficina em Poconé (MT), no Sesc Pantanal, foi organizada pela SOS Pantanal. Já a mediação do evento foi realizada por representantes do Prevfogo/Ibama.  

Leia também: Marina Silva lança Plano contra incêndios no Pantanal

combate a incêndios no Pantanal

André Siqueira, diretor de programas e projetos da Ecoa e coordenador da agenda de incêndios na organização, explica que a integração de forças é fundamental na aplicação do Plano Operativo contra incêndios no Pantanal.  

“Essas oficinas buscaram trazer maior coesão entre diferentes forças de prevenção e combate. Foram envolvidas instituições que trabalham com manejo integrado do fogo, com restauração, prevenção, além daqueles que fazem o combate direto, que é o Prevfogo/Ibama e Corpo Militar de bombeiros”. 

Na ação realizada na APA Baía Negra, foram 42 participantes de instituições como Ibama, ICMBIO, Corpo de Bombeiros, 17º Batalhão de Fronteira do Exército, SOS Pantanal, além de lideranças das brigadas comunitárias voluntárias. O evento aconteceu na Base de Estudos da Universidade Federal de Grande Dourados, a UFGD, que fica na APA Baía Negra.

 “A ideia é que, a partir desses encontros, seja formatado um plano para ser compartilhado com todas as instituições, e assim a gente consiga integrar os comandos para tentar reduzir as tragédias que passamos nos últimos anos com incêndios no Pantanal”, explica André.   

Plano contra incêndios no Pantanal

Em abril deste ano, o Ministério do Meio Ambiente, realizou o lançamento do Plano de Ação para o Manejo Integrado do Fogo no Pantanalque integra uma série de ações práticas diante do risco de incêndios no Pantanal. Em um momento histórico, o Governo Federal se prepara com antecedência para proteger o Pantanal contra os incêndios.  

Prevenção, Preparação e Combate são os três eixos que guiam as ações propostas no Plano de Ação. O intuito é que as ações se iniciem no Pantanal, mas que sejam expandidas gradualmente para outras regiões do país.  

O Plano é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Energias Renováveis (IBAMA) por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, o Prevfogo.  

Sua concretização envolve também a participação de diversos atores, como órgãos de pesquisa, organizações da sociedade civil, escolas, órgãos de fiscalização, assim como as esferas legislativa e executiva. Além disso, o Plano inclui a articulação interministerial, 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog