////

Estudo ambiental para implantação de hidrelétrica no rio Correntes é divulgado

1 min de leitura

Estudo Ambiental Simplificado para a Implantação da GCH Aquários II está disponível para consulta e download. Aquários II é mais uma hidrelétrica que será construída em um rio que abastece o Pantanal: o rio Correntes, na divisa entre MS e MT.  O Correntes e Pantanal já sofrem com os impactos de uma outra usina – a Ponte de Pedra, que tem a jusante 2 comunidades, dentre uma quilombola com cerca de 200 famílias.

Hoje, na Bacia do Alto rio Paraguai (BAP) – a bacia onde está o Pantanal – são contabilizados a existência de pelo menos 38 empreendimentos hidroenergéticos em operação.

Acesse aqui o estudo.

EAS-capa2

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Folha de São Paulo “Entidades setoriais e donas de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) têm intensificado o contato com parlamentares para derrubar os vetos do presidente Lula a artigos da lei das eólicas offshore. Esses artigos preveem a contratação obrigatória dessa fonte de energia por parte do governo, independentemente de haver demanda da iniciativa privada. Lula vetou a contratação de 4,9 GW (gigawatts) de PCHs em janeiro, mas esse veto será analisado neste mês –com reais possibilidades de ele ser derrubado. O artigo também prevê a contratação compulsória de usinas termelétricas movidas a gás e a carvão.” Anotando; 4,9 GW é uma barbaridade. Nessa toada a área de energia vai no caminho da desestruturação.