/////

Pantanal Legal: A tutela jurídica das áreas úmidas e do Pantanal Mato-grossense

1 min de leitura

Publicado em 2017, o livro digital “Pantanal Legal” conta com 6 capítulos escritos por pesquisadores de várias áreas do conhecimento, que analisam, sob diferentes aspectos, a falta de proteção jurídica consistente para o Pantanal mato-grossense.

A coletânea foi organizada por Carlos Teodoro Irigaray, professor e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Adriano Braun, pesquisador da Clínica de Direitos Humanos e Meio Ambiente da UFMT e servidor público no Tribunal de Justiça de Mato Grosso; e Maíra Irigaray, Mestra em Direitos Humanos e Meio Ambiente e Professora Doutoranda em Geografia Humana pela Universidade da Flórida.

Muito além de ponderações teóricas, a obra se propõe a aprofundar os debates da conservação do Pantanal, “nascedouro de inúmeros serviços eco sistêmicos, berço de uma riquíssima biodiversidade e lar de várias etnias indígenas e comunidades tradicionais”.  Para tanto, evidencia que este objetivo depende do aperfeiçoamento de mecanismos legais que abrangem a proteção ambiental.

Clique na imagem a faça o download do PDF.

ecoa-capa-ebook-pantanal-legal-carlos-irigaray-pdf-download

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)