A Ecoa busca apoio para desenvolver ações preventivas e de combate aos incêndios no Pantanal. As chamas devastam a maior planície inundável do mundo e colocam em risco a saúde das famílias que habitam o território.
Em 2020, os focos de incêndio na região representam o maior número dos últimos 20 anos. Mais de 2 milhões de hectares já foram consumidos pelo fogo no Pantanal.
A fumaça que encobre as comunidades e as cidades soma-se aos efeitos da pandemia da Covid-19. Como resultado temos o aumento dos riscos à vida das pessoas, em especial das crianças e idosos.
Frente aos principais fatores para a propagação dos incêndios – a impunidade para desmatadores e incendiários, a falta de chuvas, a baixa umidade do ar na Bacia do Alto Paraguai, onde está o Pantanal – as brigadas comunitárias voluntárias realizam o trabalho de prevenção, educação e combate as chamas.
VEJA MAIS: As 6 causas principais da tragédia dos incêndios no Pantanal
Estas brigadas são compostas por voluntários capacitados através de cursos promovidos pela Ecoa e o PrevFogo/Ibama para atuar na região onde vivem. Deste modo, podem agir de maneira rápida, para salvar suas casas e ajudar na proteção do território.
Confira aqui a última formação de brigadistas comunitários no Pantanal
Como ajudar o Pantanal?
Para combater e prevenir mais incêndios no Pantanal, a Ecoa está recebendo doações.
Os recursos são destinados ao suporte logístico e aquisição de equipamentos para as brigadas comunitárias, que estão na linha de frente contra o fogo que assola o Pantanal.
Doe qualquer valor através do PayPal ou PIX: 33120577000196 (Número PIX: CNPJ).
Nós da Ecoa e o Pantanal agradecemos a sua contribuição!
Compartilhe esta iniciativa, pois assim você também contribui para ajudar o Pantanal.
Foto de Capa: Victor Hugo Sanches