/////

Combater incêndios no Pantanal – Formar, equipar e educar

3 minutos de leitura
Brigadas voluntárias
Foto: Elias Camps

No dia 27 de agosto, foi iniciada a formação e capacitação de Brigadas Comunitárias Voluntárias para o combate aos incêndios no Pantanal. O trabalho é realizado a partir de um Convênio entre o Prevfogo/Ibama e a Ecoa, contando com o suporte material da própria Ecoa, através do Projeto ECCOS, apoiado pela União Europeia, e da WWF-Brasil e o Observatorio Pantanal. Serão alcançadas, ao final, mais de 100 pessoas diretamente e indiretamente. Algumas delas já foram formadas, mas passarão por reciclagem.

São brigadas voluntárias, não profissionais e, por isso, sua ação pode alcançar as regiões próximas onde trabalham e vivem os brigadistas e, também, com fundamental papel de sensibilização, educação e orientação quanto ao tema nos seus respectivos territórios.

A formação será ampliada com todo o equipamento necessário, em 5 regiões:

Miranda, MS: Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda (APAIM), que podem atender parte da BR-262; parte da Estrada Parque e a região do Morro do Azeite.  

Aldeia Indígena Brejão, da etnia Terena, no município de Nioaque, MS: Em 2019, tiveram 80% de sua reserva florestal queimados. Atualmente, a brigada se expandirá com 14 membros. Desde o início de 2020, a brigada da aldeia atua na queima controlada para as roças de subsistência.

Assentamento 72, em Ladário, MS: Este assentamento é importante, pois é vizinho à Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, onde em 2019 foi formada outra brigada;

Vila Amolar, na Serra do Amolar: A Ecoa tem um Núcleo base para todo o trabalho na Serra e parte do rio Paraguai, também utilizado por pesquisadores e famílias da região. Lá está um centro de formação, produção e processamento de mel.

Comunidade Barra do rio São Lourenço, vizinha do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. A comunidade possui uma brigada bem treinada, já posta à prova no combate a incêndios no Parque Nacional. É estratégica no trabalho também de proteção da Serra do Amolar e das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) existentes na região. Receberá equipamentos próprios, pois ainda não os tem.

Mapa Brigadas Comunitárias Voluntárias
Mapa das Brigadas Comunitárias Voluntárias formadas pela Ecoa e PrevFogo/Ibama desde 2006. (Mapa: Thiago Miguel – Ecoa)

É importante ressaltar que o trabalho do Prevfogo segue todos os protocolos sanitários relacionados à Covid-19.

Foto de Capa: Elias Campos.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog