Acesse aqui o artigo “Social Relations and Environmentantal Research in Pantanal of Mato Grosso do Sul: when the researcher must be a citizen”, escrito por Luiz Gilberto Alves, Carla Villamaina Centeno, João Mianutti e Silvia Helena Andrade de Brito, publicado no site Gilberto Luiz Alves Instituto Cultural.
Esta é a versão em inglês de artigo publicado inicialmente no livro “Pantanal Sul-Mato-Grossense: ameaças e propostas” organizado por Gilberto Luiz Alves, Mercedes Abid Mercante e Silvio Favero.
O texto fala sobre um senso de urgência em torno da questão ambiental, devido a desequilíbrios que vêm crescendo alarmantemente como nunca, especialmente no Pantanal.
Ele vem dar suporte a uma lacuna no estudo ambiental que visa compreender os impactos das condições e relações sociais na biodiversidade do Pantanal-sul.
Influenciado pelas ciências sociais, o estudo busca traçar uma compreensão de como o capital pode destruir o meio-ambiente e as condições de vida na Terra, bem como facilitar uma discussão política que pode remover obstáculos à conservação e a iniciativas de recuperação do Pantanal de Mato Grosso do Sul.