//

Cenários pantaneiros: hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai

1 min de leitura

Leia aqui o documento “Cenários pantaneiros: hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai”, publicada pela Rede Pantanal, em 2011. O texto foi escrito por Débora Calheiros, Patrícia Zerlotti e Silvia Santana.

Nele, há informações básicas sobre quais os tipos de empreendimentos hidroenergéticos existentes na Bacia do Alto Paraguai e os impactos que estão causando na região.

A publicação também destaca os problemas enfrentados por ribeirinhos que convivem com a usina Ponte de Pedra, localizada na região e Itiquira e Sonora (MS/MT), além de fazer um resgate sobre o empenho e o trabalho desenvolvido por ONGs, instituições de ensino, sociedade civil e governo para evitar que a situação se agrave ainda mais e que seja tarde para que o pleno funcionamento da maior planície alagável do planeta seja garantido.

A Rede Pantanal é um coletivo formado por organizações não-governamentais, movimentos sociais, comunidades tradicionais e populações indígenas. Constitui uma importante referência para a sociedade civil, promovendo a participação e representatividade nos processos de planejamento e iniciativas relacionadas ao Pantanal e Bacia do Alto Paraguai.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.