//

Cenários pantaneiros: hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai

1 min de leitura

Leia aqui o documento “Cenários pantaneiros: hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai”, publicada pela Rede Pantanal, em 2011. O texto foi escrito por Débora Calheiros, Patrícia Zerlotti e Silvia Santana.

Nele, há informações básicas sobre quais os tipos de empreendimentos hidroenergéticos existentes na Bacia do Alto Paraguai e os impactos que estão causando na região.

A publicação também destaca os problemas enfrentados por ribeirinhos que convivem com a usina Ponte de Pedra, localizada na região e Itiquira e Sonora (MS/MT), além de fazer um resgate sobre o empenho e o trabalho desenvolvido por ONGs, instituições de ensino, sociedade civil e governo para evitar que a situação se agrave ainda mais e que seja tarde para que o pleno funcionamento da maior planície alagável do planeta seja garantido.

A Rede Pantanal é um coletivo formado por organizações não-governamentais, movimentos sociais, comunidades tradicionais e populações indígenas. Constitui uma importante referência para a sociedade civil, promovendo a participação e representatividade nos processos de planejamento e iniciativas relacionadas ao Pantanal e Bacia do Alto Paraguai.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Nesta segunda (7), a presidenta da Ecoa, Nathalia Ziolkowski, participa do painel de abertura do encontro preparatório para a COP 30, realizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. O evento reúne lideranças femininas para uma escuta sobre o Pantanal com a primeira-dama Janja Lula da Silva, Jurema Werneck (Anistia Internacional Brasil) e a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. O encontro integra a construção da Carta dos Biomas para a COP 30, que será apresentada durante a Conferência do Clima em Belém (PA), em 2025.

“Da savana alagada do Pantanal à COP 30: desafios e realidades” Nesta segunda (7), a presidenta