//

Organizações enviarão carta ao BID solicitando abertura para participação da Sociedade Civil

2 minutos de leitura

Organizações da Sociedade Civil irão enviar uma carta, nesta quinta-feira (4), ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pedindo que melhore e fortaleça sua relação com a sociedade civil e comunidades afetadas pelo Plano de Ação do Grupo BID e Sociedade Civil (2022-2024).

Na carta, solicitam uma reunião com a equipe do BID, para abordar como o Banco pode fomentar uma cultura institucional mais receptiva às interações com a sociedade civil e comunidades afetadas. As organizações acreditam que convidar algumas organizações da sociedade civil com 10 dias de antecedência para participarem do processo de revisão de salvaguarda, com agendas estruturadas, inibe a participação da sociedade civil no processo.

A carta lista também as seguintes recomendações:

– Que o BID se reúna com a sociedade civil nas Reuniões Anuais do BID em Punta del Este (Uruguai, 2022)

– Que envie convites para os diálogos e consultas com antecipação de, pelo menos, 30 dias, para garantir a diversidade e acessibilidade

– Que inclua povos indígenas e outras organizações e comunidades locais, assim como pessoas afetadas pelo projeto do Grupo BID

– Que proporcione às partes interessadas a informação de que necessitam participar de forma significativa

– Que solicite a opinião das partes interessadas para facilitar sua participação

– Que desenvolva um plano para garantir a comunicação contínua com as partes interessadas depois da consulta e diálogo

 

Leia a carta completa aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.