Membros da Rede Pantanal organizam encontro de canoeiros e caiaqueiros no rio Paraguai

3 minutos de leitura

Membros da Rede Pantanal organizam o ‘Retorno das Águas’, encontro na beira do rio Paraguai que reunirá pescadoras e pescadores de comunidades tradicionais do Pantanal e praticantes da pesca esportiva e de caiaques. O evento acontece no dia 11 de dezembro, a partir das 7 horas da manhã, na Praia do Daveron, em Cáceres (MT). 

O evento tem o objetivo de reunir mulheres e homens que conhecem, defendem e sabem que sem água não há vida. No encontro, será realizado um percurso de barco pelo rio para comemorar o retorno das águas após um intenso momento de seca, incêndios e outros impactos ambientais.

O Retorno das Águas é organizado pelo Instituto Gaia e Rede de Comunidades Tradicionais do Pantanal com o apoio dos Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal e de parceiros locais. Além disso, o evento contará com a presença de outros parceiros que buscam por meio do diálogo recuperar a vida no Pantanal e sua diversidade ecológica, econômica e cultural.

A ação se conecta com os objetivos da Rede Pantanal e visa conscientizar a população sobre a importância de manter os rios livres de ameaças como as represas e a hidroavião. Além da largada e chegada dos canoeir@s e caiaqueir@s, o encontro também terá café da manhã, contação de histórias, pintura em papel para crianças e uma roda de conversa.

Participantes sem embarcações podem se inscrever para participar do evento aqui.

 

PROGRAMAÇÃO

06:00 – 06:30 Recepção, inscrição e Café da manhã/Kits pescadores e organização

06:00 – 06:45 Apresentação cultural com Nato de Souza e Adão da Arpa

06:45 – 07:00 Aula laboral ao ar livre com o Educador Físico

07:00 – 07:30 Abertura do evento

07:30 – 09:00 Passeio de canoa e caiaque:
– Inscritos na embarcação: Canoeir@s e Caiaqueir@s

07:30 – 09:00 Inscritos sem embarcação:
– Café na beira do Rio Paraguai;
– Fotos com as faixas;
– Oficina de pintura para crianças;
– Roda de conversa e cultura.

09:00 – 11:00 Apresentação Cultural:
– Gastronomia e cultura cacerense bolo de arroz Dona Regina;
– História da Canoa com Cláudia, Ingrid e canoeiros;
– Apresentações: Siriri e Cururu Sr. Lourenço e Grupo de Cururueiros;
Música:
– Lucas Lemuel
– Hélio San
– Luana
– Bethânia
11:00 – 11:3- Avaliação e Encerramento

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.