Conheça a cartilha ‘Cenários Pantaneiros’, da Rede Pantanal

2 minutos de leitura
Pantanal Miranda

“Conhecer para preservar e participar”.  A frase sintetiza o objetivo da publicação ‘Cenários Pantaneiros’, material produzido pela Rede Pantanal em 2010.

A cartilha aborda inicialmente os recursos hídricos no Brasil e no mundo e a participação pública na gestão das águas. De forma mais específica, também traz informações sobre a dinâmica das águas do Pantanal, impactos, ameaças e a presença de conflitos.

Acesse a cartilha aqui

Composta de capítulos que abordam as águas do Pantanal, a publicação é resultado de demandas identificadas entre os membros da Rede para produção de conhecimentos e incentivo à participação dos movimentos e organizações socioambientais na gestão dos recursos hídricos.

A Rede Pantanal

A Rede Pantanal é um coletivo formado por organizações não-governamentais, movimentos sociais, comunidades tradicionais e populações indígenas. Os membros participantes possuem uma preocupação em comum: encontrar alternativas adequadas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das populações e garantir a manutenção do Pantanal.

O coletivo entende ser de extrema importância o desenvolvimento de uma visão global que considere aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais e que promova o Planejamento Integral para o Pantanal.

Sua criação deu-se às margens do rio Paraguai durante a “I Expedição Fluvial Rio Paraguai Suas Águas Sua Gente”, dia 25 de abril de 2002, no município de Cáceres, em Mato Grosso. Em agosto de 2002, a rede foi institucionalizada durante assembleia que reuniu 30 entidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em Miranda (MS).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog