Conheça o manual ‘Metodologia de elaboração dos planos de negócios comunitários‘, desenvolvido pela Ecoa dentro do projeto Eccos – Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis. O material é fruto de experiência prática na elaboração de planos de gestão de negócios em comunidades do Cerrado e Pantanal.
Através do projeto ECCOS, a Ecoa desenvolveu, entre os anos de 2018 e 2020, um modelo simplificado e aplicável de plano de negócios produtivos comunitários que têm como base produtos da sociobiodiversidade do Cerrado e do Pantanal brasileiros.
O manual reúne informações objetivas, simplificadas e acessíveis. Além disso, permite a aplicabilidade para grupos produtivos diversos, já que o modelo empresarial não se adequam à realidade dos negócios desenvolvidos por comunidades tradicionais e locais.
Para elaboração do manual, foi levado em conta a variação de características dessas comunidades. Fatores como questões culturais, condições econômicas e dinâmica socioambiental influenciam diretamente nos negócios desenvolvidos.
Paralelamente, organizações integrantes do projeto Eccos na Bolívia trabalhavam na elaboração de planos de negócios para organizações locais. Isto permitiu intercâmbios sobre metodologias e evitar padronização dos planos de negócios pela diversidade de realidades, tanto entre as comunidades e cadeias produtivas envolvidas, quanto na relação entre organizações apoiadoras e grupos produtivos.
O plano de negócios, que traz a combinação de vários elementos, interconectados, para sistematizar um empreendimento de várias partes e funções, exige em sua sistematização conhecimentos de tributação, legislação, contabilidade, matemática financeira.
Para acessar o material, clique aqui.