////////

Ecoa lança relatório com dados inéditos sobre a situação das comunidades do Pantanal durante a pandemia

3 minutos de leitura

A Ecoa foi responsável por desenvolver uma publicação inédita, o relatório “Crise Sanitária e Ambiental para as Comunidades Locais do Pantanal“, em meio as ações realizadas para o enfrentamento à Covid-19 na região, desde o início na pandemia. A organização acompanha e monitora a situação com o comprometimento de manterem informadas e seguras as famílias destas comunidades, com as quais atua há décadas.

 

VEJA AQUI: Plataforma de Informações sobre a Covid-19 no Pantanal

 

Para a produção do relatório, foram entrevistadas 27 lideranças de 15 comunidades tradicionais e locais, sob jurisdição de 5 municípios do estado de Mato Grosso do Sul – Corumbá, Ladário, Miranda, Anastácio e Aquidauana. Este trabalho aconteceu no mês de agosto de 2020, com o apoio do Ministério Publico do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT/MS).

Entre as populações locais, são 13 as comunidades que se autoidentificam como tradicionais, formadas por povos ribeirinhos e pequenos agricultores, cujas famílias são pescadoras, coletoras de isca ou de frutos nativos e piloteiras de barco. Além disso, o trabalho de levantamento de informações contemplou dois projetos de assentamento rural agroextrativistas.

Comunidades que participaram da entrevista pré-estruturada e sua distribuição no Pantanal. (Elaborado por: Thiago Miguel Oliveira Saiefert)

Foram coletadas informações sobre as condições de sobrevivência das famílias em contexto de crise sanitária. Durante as entrevistas, foram abordadas questões relacionadas à saúde, meios de subsistência, segurança alimentar, prevenção, trabalho, renda e relações sociais.

Além dessa publicação com dados inéditos sobre o tema, as informações coletadas também subsidiam as ações da Ecoa de enfrentamento à Covid-19, em continuidade no Pantanal, também com apoio do MPT.

O Projeto transfronteiriço ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), que tem suporte financeiro da União Europeia, também apoiou este trabalho.

Acesse aqui o relatório.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog