Apenas três semanas depois de participar de um curso para o manejo de abelhas e produção de mel, famílias da Barra do São Francisco já estão com as primeiras caixas preparadas. E mandaram fotos!
Comunidades do Pantanal preparam-se para produção de mel
Para a Ecoa, a chegada das imagens foi motivo de comemoração, pois mostram que a iniciativa foi acertada e tem boas perspectivas. O manejo adequado de abelhas no Pantanal por famílias das comunidades transcende o esperado aumento da renda. O efeito ambiental mais imediato é a diminuição de queimadas provenientes da utilização do fogo quando da retirada do mel na natureza. Outro resultado fundamental é a proteção de polinizadores, cuja diminuição é um problema planetário.
Manifesto: Um futuro seguro para nossas abelhas
O projeto é apoiado pelo Fundo Socioambiental Casa, em articulação com a Embrapa Pantanal, a Federação de Apicultura e Meliponicultura de Mato Grosso do Sul (FEAMS) e a Ecoa.
A comunidade tradicional da Barra do São Francisco está localizada às margens do rio Paraguai, a montante de Corumbá. Para chegar até lá somente por barco, em uma viagem de 5 horas.