Pantanal. Incêndio nas proximidades de Área de Proteção Ambiental Baía Negra mobiliza brigadistas do Prevfogo e da comunidade

4 minutos de leitura
Brigadista da comunidade verificando a área da Unidade de Conservação em ladário (MS)

Focos de calor na proximidade da entrada da Área de Proteção Ambiental Baía Negra (Ladário- MS) mobilizaram na manhã de hoje (03) brigadistas do Prevfogo/Ibama e da comunidade para um ataque imediato às chamas. Conforme imagens do Firms/NASA e informações do Prevfogo/Ibama, o fogo está na beira do rio Paraguai, muito próximo à APA. O combate às labaredas inicialmente está sendo feito pelos brigadistas do Prevfogo, no entanto se as chamas adentrarem na unidade de conservação, a brigada local está preparada.

Em novembro do ano passado, a Brigada Comunitária da APA Baía Negra conseguiu controlar rapidamente um foco que surgiu na área, impedindo-o que se espalhasse pelo Pantanal. No entanto, nem sempre foi assim, os moradores locais passaram por um momento muito difícil em 2020. Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ), quase 60% da área total da APA foi devastada por incêndios naquele ano.  Com a formação da brigada e aquisição de equipamentos, a situação atualmente é outra. Além do conhecimento técnica e dos instrumentos de trabalho para combater o fogo, os brigadistas costumam fazer rondas no perímetro da APA, em especial nos fins de semana quando há grande movimentação de visitantes.

 

Heroicos brigadistas em ação para conter o incêndio.

 

Brigadista da comunidade verificando a área da Unidade de Conservação em Ladário (MS)

 

 

Conforme a Ecoa tem demonstrado em matérias no site e divulgação nas redes sociais, os brigadistas são fundamentais para a contenção de incêndios quando o fogo ainda é pequeno. Em 2023, a Organização produziu um relatório comprovando a eficaz atuação das brigadas comunitárias voluntárias. Confira aqui o relatório: A luta heroica das Brigadas Voluntárias para salvar o Pantanal do fogo. Em 2023 elas evitaram vários incêndios.

Pela proximidade e conhecimento da região, eles são os primeiros a identificar os focos, alertando outros órgãos de combate e agindo antes que o fogo se alastre.   A formação desses grupos foi possível por meio de um trabalho conjunto que envolve o Prevfogo/Ibama, responsável pelo treinamento, e organizações da sociedade civil, como a própria Ecoa, o WWF Brasil e a SOS Pantanal. 

Leia aqui sobre em quais outros momentos a atuação das brigadas voluntárias foi imediato: Incêndio na Área de Proteção Ambiental Baia Negra, no Pantanal, é contido com resposta imediata de brigadistas

Saiba mais: Heróis do Pantanal contra o fogo: o trabalho das brigadas voluntárias

Luciana Scanoni

Antropóloga e coordenadora do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog