Brigada feminina em treinamento, em setembro de 2021, pelo Prevfogo/Ibama no Paraguai-Mirim (Pantanal). Foto: Victor Hugo Sanches.

A Ecoa e o combate aos incêndios

Desde 1997, a Ecoa vem atuando no enfrentamento a incêndios.

A primeira grande campanha de enfrentamento aos incêndios urbanos e rurais foi a “Queimada mata! – Campanha em defesa da vida”, que ocorreu de 1997 a 2007 e teve grande repercussão, com trabalho de panfletagem, adesivagem, informações disponibilizadas no site da organização, para a sensibilização da população em Campo Grande e Corumbá (Mato Grosso do Sul).

A população deve ser informada que o pequeno fogo produzido para queimar folhas secas ou limpar terrenos e quintais prejudica a saúde de todos, principalmente, de crianças e idosos. Os números alertam para as queimas desnecessárias no período de estiagem.”, diz trecho da campanha em sua sexta edição, que chama a atenção para os incêndios urbanos, que, somados aos rurais, tem repercussões desastrosas ao meio ambiente e à saúde.

“Queimada mata!” teve o apoio de entidades governamentais e não-governamentais como a Rede Pantanal, Forum do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Fundação Manoel de Barros, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGENTRAN) e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL).

Em 2006, a Ecoa deu início a outra ação de combate aos incêndios: cursos de treinamento de brigadas comunitárias no Pantanal. O primeiro curso ocorreu na Serra do Amolar (Pantanal), na base de apoio da Ecoa, para atender ao Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

IMASUL e Corpo de Bombeiros ministram treinamento de brigadas comunitárias na Serra do Amolar, em 2006. Foto: arquivo Ecoa.

 

IMASUL e Corpo de Bombeiros ministram treinamento para brigadas comunitárias na Serra do Amolar. Foto: arquivo Ecoa.

Em 2019, a Ecoa formou brigadas comunitárias no Pantanal, como a da Área de Proteção Ambiental Baía Negra (localizada no Pantanal, no município de Ladário, Mato Grosso do Sul), por meio do projeto ECCOS – Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis, com financiamento da União Europeia.

Brigada Comunitária da APA Baía Negra com Maria de Lourdes de Arruda à frente. Foto: Frico Guimarães.

Em 2020, além do apoio do projeto ECCOS, a Ecoa contou com parceria com a WWF-Brasil e com apoio de pessoas físicas, como da ambientalista Patrícia Médici – que trabalha pela conservação das antas e foi ganhadora, em 2020, do Whitley Gold Awards, promovido pela Whitley Fund for Nature, considerado o Oscar Verde –, para comprar equipamentos e treinar brigadas comunitárias no Pantanal. A Ecoa deu suporte para traslado e recepção em sua base de brigadistas comunitários, do Prevfogo/Ibama e do corpo de bombeiros.

Em 2021, a Ecoa continua contando com a parceria com a WWF-Brasil no treinamento e formação de novas brigadas comunitárias e promove treinamentos em parceria com, entre outras organizações e pessoas físicas, a SOS Pantanal, Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário, Universidade Federal da Grande Dourados e Conselho Gestor da APA Baía Negra.

Prevfogo/Ibama junto a organizações não-governamentais como Ecoa e SOS Pantanal, realiza treinamento de brigada comunitária na APA Baía Negra, em 2021. Foto: Frico Guimarães.