Na noite de ontem em Campo Grande (MS), o fotógrafo, arquiteto e urbanista e escritor Miguel Von Behr lançou o livro Planalto da Bodoquena em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
O material possui 198 páginas com 150 fotografias multicoloridas, mapas e reprodução de documentos históricos para abordar o turismo, cultura, beleza e importância da conservação da região.
O diretor da Ecoa Alcides Faria é um dos pesquisadores que apresentam o livro.
Miguel Von Behr destaca que o livro tem duas formas de contribuir com a sociedade. “Um é nas escolas, pros alunos usarem como pesquisa. Outro viés é para os tomadores de decisão, no planejamento de programas de conservação para a área, projetos de desenvolvimento, para entenderem que é importante a área ser preservada”.
Ele também ressalta que os banhados são áreas imprescindíveis para manter a qualidade da água no lugar. “Os banhados são uma indústria de água. É fundamental pro desenvolvimento do turismo, para o desenvolvimento econômico da região a preservação dos banhados”.
Os banhados são definidos no material como “área de transição entre ecossistemas aquáticos e terrestres e extremamente importantes para a fauna local”.
O livro evidencia atrativos turísticos dos municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim e também do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. “Ele contribui para o resgate da importância da região, deixa um legado e valoriza a região”.
O lançamento também será realizado hoje em Bonito, às 19h na Casa de Memória Raida, localizada na Rua 29 de maio, 917, centro. Os exemplares estarão disponíveis para venda.
A obra da Yes Book Editora tem o apoio do Sesc Mato Grosso do Sul e da Edem Agrominerais.