-
A governança pode ser compreendida como um conjunto de mecanismos e princípios para auxiliar a tomada de decisões com base em boas práticas de gestão e foco em objetivos coletivos.
A Paisagem Modelo Pantanal realizou nos dias 12 e 13, a Oficina de planejamento para a governança. A ação reuniu pessoas que vivem ou atuam no território para dialogar, como moradores de assentamentos rurais e comunidades, Marinha, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público Estadual, Ibama, Polícia Militar Rural, Fundação de Meio Ambiente de Ladário e de Corumbá, entre outros.
A oficina foi ministrada por Silvio Marchini, que mediou os diálogos e o planejamento. “A gente vai interagir em rede e em união para tomar decisões”, explicou aos presentes.
Vera Lúcia Batista, brigadista e moradora do Assentamento Rural São Gabriel, em Corumbá (MS), declarou que está pronta para proteger o Pantanal, seja onde vive ou em outras áreas. “Além de cuidar da minha comunidade, do meu território, no Pantanal, onde precisar eu vou cuidar”.
A governança é uma forma de um grupo organizar suas ideias, regras e ações para um objetivo em comum. No caso da Paisagem Modelo Pantanal, o objetivo é conservar o bioma e promover o desenvolvimento sustentável da região, unindo pessoas para resolver conflitos e solucionar problemas.
“A governança é um dos pilares das Paisagens Modelo e esse é um passo fundamental para se consolidar no Pantanal, com diversos setores da esfera municipal, estadual e setor privado”, destacou o coordenador da Paisagem Modelo Pantanal e Diretor científico da Ecoa, André Nunes.
Paisagem Modelo Pantanal
A Paisagem Modelo é uma plataforma de governança que busca a integração de diferentes agentes para a resolução de problemas. A primeira Paisagem Modelo do Pantanal está localizada na borda oeste da planície.