Mais uma importante etapa do projeto “Ciência Cidadã: Assegurando a vida, a floresta e o carbono na terra” iniciou-se nesse fim de semana. Foram entregues materiais e equipamentos nos assentamentos Andalucia, no município de Nioaque/MS, e Bandeirantes, em Miranda/MS, para estabelecer as atividades de recuperação de áreas degradadas em APPs (Áreas de Preservação Permanente).
Projeto Ciência Cidadã inicia vistoria de áreas para restauração em assentamento
São treze propriedades rurais envolvidas nos assentamentos, permitindo a recuperação de aproximadamente 20 hectares de nascentes e áreas ripárias em avançado estágio de degradação. O projeto também garante a continuidade das atividades econômicas dessas áreas, onde mais de 500 cabeças de gado acessam para dessedentação e pastejo.
Projeto Ciência Cidadã inicia ações de mapeamento e capacitação em assentamentos
A equipe do projeto, os consultores e os monitores das comunidades estão acompanhando diretamente a implantação dos materiais nas propriedades. Nos próximos 20 dias, uma nova fase dará continuidade às ações.
O projeto é apoiado pelo Fundo Ecomudança, do Banco Itaú, que tem o auxílio do Instituto Ekos Brasil no gerenciamento das ações, pelas associações locais: Ceppec (Centro de produção, pesquisa e capacitação do Cerrado) do Assentamento Andalucia e Associação de Moradores e Produtores do Assentamento Bandeirantes, além das professoras Liana Baptista de Lima e Letícia Couto Garcia da UFMS, campus de Campo Grande.
Confira mais imagens: