//

Conferência sobre Agroecologia e Alimentos Saudáveis é preparada em Brasília

5 minutos de leitura
Maura Piemonte, representante do povo tradicional cigano, e Nathália/Ecoa

Por Alessandra Marimon/Ecoa, com informações da Ascom/MMA

Conferência termina hoje (23)
Mesa de debates da Conferência (Foto: Nathália Eberhardt Ziolkowski)

Com início na segunda-feira (21), acontece até hoje, quarta-feira (23), a Conferência Nacional Temática de Assistência Técnica, Extensão Rural e Meio Ambiente, que reúne em Brasília 113 inscritos das cinco regiões do país. A Ecoa foi uma das organizações convidadas para o evento. O encontro antecede a etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater), que traz a Agroecologia e Alimentos Saudáveis como lema. A abertura ocorreu no dia 21, em Brasília (DF). A consultora da Ecoa, Nathália Eberhardt Ziolkowski, participa da conferência desde o primeiro dia.

O evento tem como objetivo discutir a questão ambiental nas políticas de Ater, dando enfoque para a promoção da agroecologia. Participam entidades representantes de agricultoras e agricultores familiares, povos ciganos, quilombolas, comunidades de assentamentos rurais, pescadores, povos indígenas, extrativistas, agentes de Ater, órgãos públicos federais e estaduais, Agência Nacional de Ater (Anater), redes e organizações não governamentais.

A representante da Ecoa, Nathália, participa de trabalho em grupo da região Centro-Oeste
A representante da Ecoa, Nathália, participa de trabalho em grupo da região Centro-Oeste

O primeiro dia contou com uma mesa de debates. Ontem (23), os participantes trabalharam em grupos por região, organizando propostas. Hoje acontece a plenária final. Durante os debates, colocou-se em pauta a extensão rural e a necessidade de ter uma visão menos produtivista e mais sustentável. Representantes da sociedade civil organizada também se manifestaram sobre a preocupação com o desmatamento e o aumento do rebanho bovino no território brasileiro.

Dona Maura Piemonte é cigana e também participa da conferência. Representante da Associação Cedro, dos povos ciganos, ela questiona a invisibilidade do seu povo e a falta de existência de políticas públicas para essa gente. A associação da qual faz parte tem assento em vários espaços políticos de debates dos povos tradicionais.

Maura Piemonte, representante do povo tradicional cigano, e Nathália/Ecoa
Maura Piemonte, representante do povo tradicional cigano, e Nathália/Ecoa

De acordo com a colaborada da Ecoa, Nathália, a importância de um evento como esse se dá pela necessidade da interlocução entre grupos organizados, organizações não-governamentais e povos e comunidades tradicionais com o Estado, na construção das políticas públicas. “A presença de representantes nacionais desses povos e comunidades dão maior visibilidade aos problemas e demandas enfrentados por elas e eles pelo país”, afirma.

A organização do evento é da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

2ª Cnater
A 2ª Cnater deve mobilizar 40 mil pessoas de todo o país em conferências municipais, territoriais, estaduais, temáticas e nacional. É um evento do MDA, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Ao final do processo, será gerado um documento que vai nortear as políticas de Ater do Ministério pelos próximos anos.

Serviço
Conferência Nacional Temática de Ater e Meio Ambiente
Quando: Até 23 de março
Onde: Auditório da unidade do Ministério do Meio Ambiente na 505 Norte (Bloco B, Edifício Marie Prendiz, Brasília-DF)
Informações: (61) 2028-1902/ 1903/1040; WhatsApp: (61) 9557-7406

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog