//

Incêndio na Serra da Bodoquena: fogo ameaça Parque Nacional e áreas protegidas

2 minutos de leitura
Trecho do vídeo que mostra o combate.
  • Imagens enviadas pelos combatentes mostram a gravidade da situação.

Desde o dia 12/09, bombeiros e brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) atuam no combate a um incêndio que se alastra na região da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.

O fogo atinge o Assentamento Canaã, em Bodoquena (MS), e ameaça o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Segundo a Polícia Militar Ambiental informou ao g1, o incêndio começou após uma proprietária colocar fogo em folhas secas no quintal.

As chamas já atingiram propriedades de moradores, atrativos turísticos do assentamento e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cara da Onça, uma área de proteção ambiental. A região é montanhosa e de difícil acesso, o que dificulta a atuação das equipes.

O esforço principal é impedir que o fogo avance até o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. De acordo com o chefe do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Sandro Pereira, o fogo está a cerca de dois quilômetros da unidade de conservação. Três equipes, com 15 brigadistas do instituto, atuam no combate, e o Corpo de Bombeiros mantém outras duas equipes na região.

Na bacia do rio Paraguai, incluindo em área da planície pantaneira, ocorreram vários focos de fogo com pronta resposta de brigadas e do Corpo de Bombeiros de MS. Um deles na região conhecida como Morro do Azeite, no município de Miranda, MS. Imagens do Firms (Fire Information for Resource Management System indicam hoje (15/09) que o foco de calor segue ativo.

Imagem do Firms/NASA mostra focos de calor próximos ao Parque Nacional da Bodoquena

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog