//

Aneel autoriza repasse de R$ 1,5 bi para aliviar distribuidoras de energia na crise

2 minutos de leitura
torres de energia - setor eletrico
Imagem: Freepik/Whatwolf

Via Money Times

torres de energia - setor eletrico
A medida do regulador vem em momento em que empresas de distribuição têm pedido apoio do governo devido às consequências da epidemia sobre o setor. Imagem: Freepik/Whatwolf

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou em reunião nesta terça-feira o repasse a distribuidoras de eletricidade de 1,475 bilhão de reais em recursos de um fundo de reserva para alívio de encargos.

“A ação visa reforçar a liquidez do setor elétrico em meio ao cenário de pandemia do Covid-19″, disse a agência em nota.

A medida do regulador vem em momento em que empresas de distribuição têm pedido apoio do governo devido às consequências da epidemia sobre o setor, que incluem forte retração no consumo de energia e expectativa de elevada inadimplência.

A Aneel disse que, além das distribuidoras, serão beneficiados com a liberação de recursos do fundo também agentes que operam no mercado livre de eletricidade, que receberão 547 milhões de reais.

O repasse dos valores será realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

“A decisão da Aneel autoriza ainda a CCEE a efetuar novos repasses ao longo do ano de 2020, sempre que houver saldo positivo no fundo de reserva para alívio futuro de encargos”, disse a agência em nota.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)