Da Redação
Após seis anos de luta, os pescadores da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais de Anastácio/MS finalmente conquistaram o direito a um imóvel da União, de 10,5 hectares, localizado no município e às margens do rio Aquidauana. A cerimônia de posse está marcada para o dia 25 de maio, às 14h. Eles já se mobilizaram para a limpeza do local.
A vitória proporcionará a construção de um porto, uma das principais reivindicações para a utilização da área, que estava abandonada há anos. Segundo o presidente da associação, Aparecido Carlos dos Santos Milan, o esforço valeu a pena. “Antes a gente tinha que ficar usando outro porto numa área que não é nossa e que não temos livre acesso, mas agora vamos poder ter um porto só nosso. É uma grande conquista.”.
Saiba mais:
Colônias de pescadores de MS se unem para impedir proibição da pesca
A Pesca Profissional Artesanal no Pantanal Norte Mato-Grossense Brasil
Alguns projetos para o local também envolvem a criação de hortas comunitárias, viveiros de mudas, além de tanques para iscas. “Na época da enchente nós não conseguimos pegar isca, então produzindo a nossa própria isca vai melhorar muito, inclusive a nossa alimentação”, afirma o presidente.
Confira o convite recebido pela Ecoa para a solenidade de entrega da área: