/

Aumento da poluição atmosférica influencia nas internações

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 19/12/06

A poluição atmosférica é extremamente danosa à saúde humana, podendo provocar uma série de efeitos que vão desde malformações congênitas ou menor ganho de peso durante a gestação até a mortalidade total, passando por inúmeros adoecimentos. Nesse sentido, Nelson Gouveia e equipe da USP – Universidade de São Paulo resolveram analisar a associação entre exposição à poluição do ar e internações hospitalares para causas específicas de doenças respiratórias e cardiovasculares em idosos e crianças no município de São Paulo.
 
Para tanto, foram utilizadas as bases de dados referentes ao Sistema de Informações Hospitalares do SUS. De acordo com artigo publicado na edição de dezembro dos Cadernos de Saúde Pública, “todas as internações de idosos (pessoas com 65 anos ou mais) e crianças (menores de 5 anos) que ocorreram no período entre 1º de maio de 1996 e 31 de abril de 2000, em hospitais do Município de São Paulo foram extraídas dessa base de dados”.
 
A equipe observou que as médias de praticamente todos os poluentes ultrapassaram os padrões anuais de qualidade do ar no período estudado. Em relação às internações registradas, os pesquisadores verificaram que as doenças circulatórias em idosos vêm em primeiro lugar, seguidas das doenças respiratórias em crianças, sendo a pneumonia o diagnóstico mais freqüente. “As internações respiratórias em crianças correspondem a cerca de 30% do total de internações observadas no período nessa faixa etária, enquanto as hospitalizações por doença isquêmica do coração em idosos representam aproximadamente 14% das internações observadas nesse grupo”, destacam no artigo.

Foto de capa: Brady Bellini via Unsplash

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog