– Chuvas nas bacias dos rios Miranda / Aquidauana foram intensas neste verão e águas agora juntam-se às do rio Paraguai.
– Gráficos da Marinha mostram efeitos das águas da bacia do Miranda/Aquidauana sobre o nível do rio Paraguai. Veja as medidas da altura do rio em Forte Coimbra e Porto Murtinho (MS), localidades mais ao Sul do Pantanal :
– Pergunta: Porto Murtinho (450 km de Campo Grande, a capital do MS) pode sofrer uma grande cheia? O município está na parte final do Pantanal no Brasil e é a região por onde escoam as águas da grande planície.
No dia 3 de março a Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), emitiu um alerta sobre o nível do rio Miranda, afirmando que poderia ultrapassar os 7,50 metros, o que seria a décima maior cheia nos 52 anos monitorados.
A previsão confirmou-se, como atesta o coordenador da Defesa Civil do município de Miranda, MS, Roberto Lopes Ferreira, em matéria do site Campo Grande News do dia 7 de março: o rio ultrapassou o 7,45. Como consequência imediata 11 famílias foram desabrigadas.
O site informa ainda que a Estação medidora Estrada MT-738, na rodovia MS-345, atingiu no dia 3 de março, o nível de 9,87 metros – a 4ª maior cheia em 46 anos de monitoramento. A maior cota foi em abril de 2013 de 10,60 metros, segundo a Sala de Situação.
Apesar de as cheias serem parte da “normalidade” pantaneira, a Ecoa acompanha regularmente o nível dos rios na região, inclusive com contatos permanentes com comunidades que podem ser afetadas de maneira mais direta, como aconteceu em anos recentes.